Até o final do ano, vamos oferecer 3.500 vagas de Jovem Aprendiz em todo o Brasil para atuação na área de logística, além de 335 vagas em cursos gratuitos de capacitação para jovens em busca do primeiro emprego no setor de varejo. As oportunidades são para todo o Brasil, especialmente São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Os interessados nas vagas de aprendizagem, voltadas a jovens de 16 a 22 anos de idade, podem se cadastrar através deste link. As inscrições para os cursos de capacitação, são para jovens de 17 a 22 anos de idade e podem ser feitas por clicando aqui.

As vagas para jovens no setor de logística, inicialmente, estão previstas para Cajamar e São Paulo (SP), Governador Celso Ramos (SC), Extrema e Betim (MG). Já os cursos gratuitos de qualificação profissional focados no varejo tiveram turmas entre abril e julho, em São Paulo, Campinas, Sorocaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos e São Bernardo do Campo, e agora estão com vagas abertas no Rio de Janeiro, Natal, Recife e Florianópolis.

As vagas disponíveis, de trabalho e nos cursos gratuitos de capacitação, são para jovens que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio. A experiência como Jovem Aprendiz é regida por contrato de trabalho formal (CLT) e oferece salário e benefícios como férias remuneradas, vale-transporte, auxílio-alimentação e assistência médica e odontológica. A jornada semanal como aprendiz tem formação prática, com quatro dias de trabalho na empresa recrutadora (6 horas diárias), e formação teórica, realizada em unidades do Espro espalhadas pelo Brasil. Para os cursos gratuitos de capacitação, os participantes recebem material didático gratuito, lanche, auxílio-transporte, mochila e uniforme.

“Segundo dados do IBGE, quase 20% dos jovens de 14 a 29 anos de idade no Brasil, ou 9 milhões de pessoas, não completam o ensino médio – ou por abandonarem ou por nunca terem frequentado a escola. O Jovem Aprendiz é uma política pública que ajuda a mitigar a evasão escolar e que estimula o desenvolvimento pessoal e profissional, na medida em que possibilita ao jovem conciliar estudo e trabalho”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro. “Os cursos gratuitos, por sua vez, ajudam a capacitar os adolescentes e jovens que querem ingressar na vida profissional, mas que ainda não se sentem preparados o suficiente. Isso aumenta as chances de seleção em programas de aprendizagem e de estágio”.