O Espro (Ensino Social Profissionalizante) oferece uma incrível oportunidade de capacitação profissional: FMT Robótica para jovens trans, travestis e não binários de Fortaleza (CE), a partir de 2 de abril.

A Formação para o Mundo do Trabalho recebeu o patrocínio do Programa Agora 3T, do Serpro (Empresa Nacional de Inteligência em Governo Digital e Tecnologia da Informação) e, a partir dessa parceria, vamos promover a diversidade e a inclusão no setor de Tecnologia!

No FMT Robótica, os jovens terão 236 horas de capacitação em 59 encontros presenciais. Eles vão aprender sobre Programação, trabalhar com Arduino e desenvolver projetos de automação. Além disso, terão a oportunidade de criar uma maquete de cidade automatizada, colocando em prática todo o aprendizado.

Acolhimento e respeito para jovens trans, travestis e não binários

Mais do que uma capacitação, o programa reforça a importância do acolhimento. A equipe de assistentes sociais do Espro adotou procedimentos específicos para garantir um primeiro contato respeitoso. Além disso, o sistema de cadastro permitiu o uso do nome social, independentemente da retificação de documentos, garantindo respeito às identidades de gênero.

Suporte e oportunidades para o futuro

Para garantir que os jovens possam se dedicar à formação com tranquilidade, eles recebem auxílio-lanche, auxílio-transporte, kit escolar, uniforme e mochila. Ao final do curso, terão seus currículos cadastrados no banco de talentos do Espro, abrindo portas para participar de Programas de Socioaprendizagem e Estágio.

Impacto real

De acordo com dados da área de Inteligência de Mercado do Espro, jovens LGBTQIAPN+ que participam da FMT aumentam suas competências em mais de 20% nas áreas de comunicação, autoconhecimento e aprimoramento profissional. Além disso, 83% dos participantes afirmam que a experiência os ajudou a desenvolver responsabilidade e habilidades essenciais para iniciar a carreira.

Continue lendo!

Conheça também o FMT Online e os outros projetos FMT com foco em AudiovisualDiversidadeMúsica e para Refugiados e Migrantes.