Inaugurada em 2006 com o propósito de atender exclusivamente ao setor bancário, a unidade do Espro no Rio de Janeiro rapidamente se tornou um polo estratégico para o desenvolvimento de jovens talentos em toda a região. A jornada começou na charmosa Rua do Ouvidor, coração cultural do centro carioca. Anos depois, em 2013, foi na Rua Primeiro de Março. Impulsionada pelo crescimento de suas atividades e pela ampliação de programas, que a unidade se consolidou como referência em inclusão e capacitação. Desde então, atende cada vez mais adolescentes e jovens em busca de um futuro melhor. Situada em uma região de infraestrutura privilegiada, próxima a pontos históricos e com acesso facilitado por transporte público, a sede reforça sua conexão com a identidade carioca e seu papel como agente de oportunidades.

Estrutura de ponta e alcance regional

Hoje, o Espro Unidade Rio de Janeiro conta com uma estrutura completa:
🏫 13 salas de aula
💻 1 laboratório de informática
🤝 2 salas de atendimento social
📊 Capacidade para atender até 1.465 jovens simultaneamente!

E o futuro reserva mais inovação: em 2026, ano que a unidade completa duas décadas de atuação, a sede passará por um processo de modernização, melhorando sua capacidade de atendimento e qualidade.

A Unidade Administrativa do Rio de Janeiro é responsável pela gestão das unidades operacionais localizadas em diversas regiões, garantindo o suporte necessário para o funcionamento adequado de cada uma delas. Entre as localidades sob sua administração, estão:

  • MG: Juiz de Fora, Passos
  • RJ: Cabo Frio (Jardim Caiçara), Barra Mansa (Centro), Duque de Caxias (Centro), Campo Grande (Parque Shopping), Rio de Janeiro (Madureira, Jardim Botânico, Anil – Park Jacarepaguá, Madureira FMT)
  • ES: Vitória (Praia do Suá)

As unidades desempenham um papel essencial na execução das atividades da organização, atendendo às demandas locais com eficiência e qualidade, impactando mais de 2.250 jovens. Com programas e projetos bem estruturados, voltados ao desenvolvimento de habilidades, autoconfiança e visão de futuro, transformamos desafios individuais em impulso para o crescimento coletivo. Como resultado, 95% dos participantes concluem o curso, graças ao apoio de assistentes sociais e articuladores, que atuam ativamente no fortalecimento de parcerias locais.

Parcerias que Multiplicam Oportunidades

Desse modo, em um cenário onde a união de forças se torna essencial para gerar transformação, as parcerias estratégicas emergem como catalisadoras de oportunidades e impacto social.

Exemplos como a aliança entre ParkShoppingCampoGrande e ParkJacarepaguá. O trabalho integrado dos Conselhos Municipais de Assistência Social de Madureira e Duque de Caxias, assim como, a atuação do Instituto Rogério Steinberg (IRS) — que fortalece jovens com Altas Habilidades/Superdotação em contextos vulneráveis — ilustram como a sinergia transforma desafios em possibilidades. Juntas, essas iniciativas reforçam que, quando recursos e propósitos se conectam, o potencial de mudança se multiplica.

Histórias que Inspiram

Por trás dos números, estão trajetórias emocionantes. Um exemplo é a de Victoria Souza, que descobriu seu potencial e hoje se sente preparada para os desafios do mundo profissional. Da mesma forma, Emanuelly Lisboa superou a timidez por meio da oratória e hoje brilha em seu estágio. Além disso, há casos como o de Wesley de Mello. Ele encontrou no Espro a força para mudar sua visão de mundo, entrar na faculdade e acreditar em um futuro melhor.

Inclusive, outros depoimentos mostram que o impacto vai além do profissional:

“O Espro me colocou em lugares que eu provavelmente não estaria se não fosse jovem aprendiz”, relata Lívia Castro.
“Aprendi muito, cresci como pessoa e hoje vejo que tudo isso me ajudou a conquistar meu estágio atual”, afirma Letícia Zanela.
“A instrutora me ajudou a enxergar minhas possibilidades. Passei para a UERJ no curso que eu queria”, comemora Wesley.

Educadores como Agentes de Mudança

Além disso, a transformação também alcança quem ensina. Gleice Anne, instrutora, redescobriu sua vocação ao ver jovens florescerem. Ana Paula Gasparri enfatiza que o trabalho vai além da qualificação: “É sobre dignidade, escuta e construção de um futuro justo”. Já Sérgio Neves, educador há 8 anos, reflete: “Cada jovem me ensina sobre resiliência e esperança”.

Um Chamado para o Futuro
Para Flávio Leite, gerente regional, o Espro é mais que capacitação: “Oferecemos um caminho que muitos julgavam impossível”. Se você é um jovem em busca de oportunidades ou uma empresa comprometida com inclusão, o momento de agir é agora.

Quer fazer parte dessa transformação?

Portanto, se você é jovem e quer se preparar para o mercado de trabalho, ou empresa interessada em inclusão e qualificação, essa é a sua chance:

🔹 Empresas acessem: www.espro.org.br/empresas

🔹 Jovens acessem: https://www.espro.org.br/jovem-espro/


📞 Ligue: (21) 3513-6400
📍 Visite: Rua Primeiro de Março, Centro – RJ
📲 Acompanhe no Instagram: @espro_oficial

Veja alguns rostinhos por trás desse trabalho incrível da Unidade: