Arte gráfica com destaque para a chamada: Espro na semana da juventudes 2023

Convidado a participar da Semana das Juventudes 2023, um evento que tem conquistado cada vez mais relevância desde sua primeira edição em 2019, o Espro marcou presença entre os dias 8 a 12 de agosto levando mais de 400 jovens aprendizes para conhecer e participar do evento, além da realização da Oficina Novo Ciclo e coleta de base de jovens para Programas de Aprendizagem e Formação para o mundo do trabalho.

Com a proposta de reforçar e promover os direitos fundamentais dos jovens à cidadania, educação, profissionalização, trabalho, renda, saúde, cultura, comunicação e esporte, por meio de eixos temáticos anuais, o evento aborda questões relevantes e pertinentes para a juventude brasileira. Além de garantir que a juventude se aproprie dos espaços e equipamentos públicos da cidade, por acontecer em diversos espaços culturais.

A partir da data instituída pela ONU para reconhecer e refletir sobre a inclusão e a contribuição dos jovens para a sociedade, durante esses anos, a Semana das Juventudes alcançou a incrível marca de mais de 150 mil jovens impactados e transformou-se em um espaço fundamental para reafirmar os direitos da juventude.


A Oficina Novo Ciclo


Iniciada durante a pandemia de Covid-19, em parceria com a Inciclo, a Oficina Novo Ciclo tem como público alvo adolescentes e jovens e aborda temas como higiene íntima, desigualdade, sustentabilidade e inclusão de outras identidades de gênero, além da distribuição gratuita de coletores menstruais para pessoas que menstruam.

De acordo com estudo da entidade, realizado entre o final de 2021 e começo de 2022, uma em cada três jovens que menstruam, de 14 a 24 anos, já deixou de comprar absorventes por falta de dinheiro. A indisponibilidade de um absorvente já fez com que 32% delas deixassem de ir a alguma festa ou encontro, 20% perdessem um dia de aula e 11% faltassem ao trabalho.

Em 2022, o Projeto Novo Ciclo, que desde seu lançamento foi aplicado no programa de socioaprendizagem do Espro e em oficinas pontuais na região da Brasilândia, foi reconhecido através do Selo de Direitos Humanos e Diversidade do Município de São Paulo entregue pela Prefeitura da capital.

Assista ao vídeo da participação do Espro na 4º Semana das Juventudes