Objetivo do curso é preparar adolescentes e jovens para ingressar no mercado de tecnologia

 

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) está com vagas abertas para as primeiras turmas do Projeto Juventude Conectada no Movimento 4.0. Trata-se de um curso de capacitação gratuita para o mundo do trabalho, com foco em tecnologia e robótica, para adolescentes e jovens de 14 a 22 anos em situação de vulnerabilidade social conquistarem oportunidades de emprego no setor tecnológico.

Ao todo, 50 jovens iniciaram o curso no dia 17 de outubro, que termina no dia 13 de dezembro. São 25 jovens no período da manhã e 25 no período da tarde. Serão 38 encontros, de 4 horas de duração, de segunda à sexta, totalizando 152 horas de conteúdo com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais, como letramento digital, ferramentas de trabalho, gestão do tempo, comunicação e postura profissional. Além disso, haverá uma imersão na área de tecnologia, com aulas de robótica em laboratório, contando com uso de elementos do Arduino, uma plataforma de prototipagem open source. Assim, os jovens conseguirão aplicar de forma prática os conteúdos trabalhados ao longo de toda a formação.

De acordo com o relatório O Futuro do Trabalho 2020, do Fórum Econômico Mundial, o tempo gasto em tarefas no trabalho por humanos e máquinas, em 2025, será igual. Por isso, precisamos capacitar os jovens para saber lidar com as tecnologias emergentes e educá-los a procurar o aprimoramento profissional constante, base do conceito lifelong learning”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Serviço

Data: 17/10 a 13/12

Horários: Manhã – das 8h às 12h | Tarde – das 14h às 18h

Local: Largo São Francisco, 19, Sé – Centro

Contato para mais informações: (11) 98626-9012

 

Sobre o Espro

Há mais de 40 anos, o Espro (Ensino Social Profissionalizante) trabalha para inserir no mercado de trabalho adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da socioaprendizagem. A instituição tem como objetivo auxiliar esses profissionais a serem protagonistas da construção de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em sua trajetória, o Espro encaminhou mais de 430 mil adolescentes e jovens para processos seletivos ou para sua primeira oportunidade no mundo do trabalho. Além disso, realizou 1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a jornada dos jovens.

A associação filantrópica está presente em todo o território nacional, com filiais e polos em 16 estados, alcançando 919 municípios e capacitando anualmente mais de 20 mil jovens por meio dos Programas Jovem Aprendiz e Formação para o Mundo do Trabalho.

Quem busca o primeiro emprego pode acessar o site do Espro. As empresas interessadas em contratar jovens e contribuir com a missão de construir uma sociedade mais inclusiva encontram mais informações e contatos aqui.

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes – imprensa.espro@espro.org.br

Isaac Toledo – isaac.toledo@2pro.com.br

Telefone: (11) 9-8360-7748