O assédio no Carnaval é uma questão grave e recorrente. Por isso, exige um olhar atento e medidas concretas para prevenção. Além disso, a cultura do assédio está enraizada em nossa sociedade, e, consequentemente, combater esse problema requer educação e ações coordenadas.

Diante desse cenário, o Espro, em parceria com a faculdade Unimetrocamp, promoveu uma semana de conscientização sobre o tema. Assim, a iniciativa foi realizada com jovens aprendizes da unidade de Campinas entre os dias 25 e 28 de fevereiro, trazendo atividades educativas e palestras com especialistas na área.

Durante toda a semana, as atividades focaram em três pilares fundamentais:

  • Conscientização: Explicação sobre as diversas formas de assédio e seus impactos na sociedade.
  • Prevenção: Discussão de medidas para evitar situações de assédio e promover ambientes mais seguros.
  • Atendimento: Capacitação para um acolhimento eficiente das vítimas de assédio durante o Carnaval.

Sem assédioProtocolo “No Callem” e Medidas Adotadas

Um dos pontos centrais do projeto foi a formação sobre o protocolo “No Callem”. O protocolo “No Callem” foi criado em 2018 pelo governo de Barcelona para combater agressões sexuais e violência contra mulheres em bares e discotecas, nele prevê um conjunto de ações para que espaços públicos de lazer previnam agressões sexuais e saibam como agir quando elas ocorrem um, podendo ser aplicados também para os blocos carnavalescos e estabelecimentos parceiros. O objetivo é que profissionais e voluntários estejam preparados para acolher e orientar vítimas de assédio. Entre as medidas aplicadas, destacam-se:

  • Pontos de apoio com pessoas capacitadas para orientar e auxiliar vítimas durante o evento.
  • Produção de cartilhas informativas com diretrizes do protocolo e contatos úteis.
  • Canal de suporte para dúvidas e emergências.

Palestra com o Dr. Pedro Tourinho

O encerramento da semana contou com a presença especial do Dr. Pedro Tourinho, médico sanitarista e professor na PUC-Campinas. Dr. Pedro Tourinho é um renomado profissional da área da saúde, presidindo a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho. Sua experiência contribuiu para que os jovens compreendessem a importância da prevenção e dos cuidados durante a folia. Segundo ele:

“Encerramos a semana do Carnaval Sem Assédio com uma palestra incrivelmente enriquecendora. Que felicidade ver os nossos jovens sendo contemplados com informações seguras, técnicas, embasadas de conhecimento científico e anos de dedicação. Foi uma manhã de muito aprendizado!! Gratidão a todo time ESPRO que possibilitou que essa atividade acontecesse. Agradecemos também aos jovens que protagonizaram na recepção, condução das perguntas e encerramento da atividade.”

O Espro investe em parcerias e conscientização, porque acreditamos que informação é poder.

Seguimos juntos na luta por um Carnaval e uma sociedade livres de assédio!