Você já imaginou o impacto transformador que os talentos jovens podem causar ao contar histórias reais e profundas?
Pois bem, no curso FMT Audiovisual, essa ideia se tornou realidade. Nossos jovens das unidades de Salvador, Recife, Brasília e Belo Horizonte produziram documentários que são mais do que simples produções audiovisuais, essas obras se tornam pontes para debates essenciais, conectando ideias e pessoas em torno de questões relevantes. 💙🎞️

Raízes Silenciadas: A Voz das Comunidades Marginalizadas

“Raízes Silenciadas” é uma obra-prima criada pelos alunos da FMT Audiovisual de Recife (PE). O documentário aborda o racismo ambiental e dá destaque às vozes de comunidades que enfrentam desafios históricos devido às desigualdades sociais e ambientais. A produção é um convite para refletir sobre o impacto das escolhas sociais e a importância de lutar por um futuro sustentável e justo.

E olha que incrível! O documentário chamou a atenção da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele foi exibido no projeto CinePET, organizado pelo Programa de Educação Tutorial Diversidade e Tolerância (PET-DT), com o tema “As várias faces do racismo”. A exibição será no dia 5 de dezembro de 2024, no Cine UFPel. Esse reconhecimento é uma grande conquista para os jovens produtores, não acha?

Tornar-se Negro: Identidade e Representatividade em Foco

Produzido por jovens da turma afirmativa da FMT Audiovisual para negros, Tornar-se Negro vai além do cinema. Dessa forma, a obra é profunda reflexão sobre a identidade negra brasileira, inspirada no livro da psicanalista Neusa Santos Souza, “Tornar-se Negro”. Os alunos participaram de todas as etapas da produção, do roteiro à pós-produção, sempre com o apoio de um instrutor. Um documentário emocionante, repleto de depoimentos autênticos e inspiradores.O filme teve sua estreia no dia 5 de julho de 2024, na Sala Walter da Silveira, em Salvador, com o apoio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB). A essa exibição foi aberta ao público e, além disso, celebrou a cultura e as vozes negras, fortalecendo, assim, o legado da obra para toda a comunidade.

Entre o Palácio e a Realidade

Já pensou nas histórias invisíveis que constroem Brasília? Este documentário, feito pelos alunos da unidade de Brasília, dá voz aos trabalhadores que enfrentam desafios diários para manter a cidade em movimento. Com olhares sensíveis e muita coragem, eles captaram relatos de superação que ocorreram ao público. Portanto, essa obra não é apenas um documentário, é um convite à empatia.

Pequenas Mãos, Grandes Sacrifícios

Infelizmente, o trabalho infantil ainda roubou infâncias e sonhos. O documentário da unidade de Belo Horizonte aborda essa realidade com um alerta necessário: a evasão escolar causada por essas práticas. Além disso, destaca a importância de oportunidades como a aprendizagem, que garantem direitos e segurança para jovens iniciarem suas jornadas profissionais.

Uma produção que emociona e educa na mesma medida!

Mais do que Documentários, Histórias que Transformam

Os documentários do curso FMT Audiovisual não apenas mostram o poder da juventude em transformar ideias em projetos, mas também destacam como esses trabalhos impactam comunidades e promovem uma divulgação essencial. Além disso, essas produções estão abrindo portas, e, consequentemente, ganhando o reconhecimento que essas produções merecem.

Esses projetos são exemplos de como a educação de jovens pode transformar em agentes de mudança. Além disso, cada documentário representa não apenas dedicação e sensibilidade, mas também uma visão única sobre temas que, sem dúvida, precisam de visibilidade.

Afinal, cada produção é um passo a mais para construir um mundo mais justo e representativo.

🎥 Assista, compartilhe e apoie os jovens talentos que têm muito a dizer ao mundo.

📌 Links para assistir:


🎬 Não deixe de conferir essas obras e inspire-se com essas histórias reais!