Você já ouviu falar em racismo ambiental? Trata-se da injustiça social e ambiental que afeta comunidades racializadas as quais, muitas vezes, são impactadas desproporcionalmente por problemas como poluição, falta de saneamento e desastres naturais.

Para ajudar a compreender essa realidade, os jovens da Formação para o Mundo do Trabalho (FMT) com foco em Audiovisual, da filial Recife, produziram o documentário “Raízes Silenciadas” que gera reflexões importantes. A instrutora Michelle Moura orientou a turma 2024.2 durante todo o processo de produção, garantindo que a mensagem fosse transmitida de forma clara e impactante.

Foram realizadas entrevistas e captações de imagens que mostram a luta por um futuro mais justo e sustentável. Entre os participantes estão Francisco Cunha, gestor e graduado em Urbanismo, e Maria Cleonice, moradora do Cabo de Santo Agostinho, que foi despejada para a construção de indústrias no Porto de Suape. Além disso, a comunidade Ilha de Deus, em Recife (PE), é representada pela superação das desigualdades sociais.

Dê o play abaixo para assistir ao documentário completo no YouTube! Essa é uma oportunidade valiosa para entender as injustiças que muitas comunidades enfrentam. Além disso, você também estará apoiando o trabalho dos jovens que deram voz àqueles que muitas vezes são ignorados.